segunda-feira, 28 de abril de 2008

Homenagem a Semana dos Povos Indígenas




A Escola no seu trabalho de consciência cidadã desenvolveu na semana de 14 a 18 de abril diversas atividades em homenagem a semana dos povos indígenas; as atividades tinham como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância do respeito e preservação à cultura e principalmente à terra dos povos indígenas.

Turma do 1º ano sob orientação da Professora Marta nos trabalhos sobre a cultura indígena.


sexta-feira, 25 de abril de 2008

PROJETO DE DANÇA

DANÇA DE SALÃO





TANGO

O Tango é um dos ritmos mais admirados e sensuais de todas as danças e está entre os preferidos por dançarinos de todo o mundo.
Por sua forte sensualidade, projeta em seus aprendizes novas posturas agora, modelando corpo e alma. Dançado inicialmente apenas por pessoas das classes mais pobres, pois era discriminado pelos ricos, o tango passou a influenciar esses grupos ajudando-os e sentirem-se mais importantes e capazes de desenvolver algo bonito e com classe.
Nessa perspectiva, o desenvolvimento de nosso Projeto se situa. Pois trabalhamos com uma clientela com vários agravantes: dificuldades de aprendizagem, vulnerabilidade social (desestrutura familiar, gravidez na adolescência, drogas, etc), baixa auto-estima entre outros.
No entanto sabemos que os desafios são grandes, mais o prazer de resgatar essas vidas atreladas ao fato de despertar nelas interesse muitas vezes sufocado pelas adversidades da vida é que nos motiva a enfrentar toda essa problemática na descoberta de talentos sucumbidos no anonimato das periferias nordestinas.

OBS:. A equipe Pedagógica trabalha na mesma perspectiva com os demais projeto desenvolvidos na escola.

PROJETOS DE DANÇA



PROJETO DE DANÇA "RAÍZES DO SERIDÓ"

XAXADO

O nosso Projeto tem como objetivo maior o resgate da Cultura Nordestina veiculada a uma necessidade sócio-educativa de nossas crianças e adolescentes.
Considerando como prioridade dentro do trabalho de resgate da baixo-auto estima desses alunos, é que está incorporado o caráter da evolução cultural e educativa dos mesmos. Seu desenvolvimento se dá numa proposta de articulação entre aspectos relevantes no contexto trabalhado: rendimento escolar, socialização e evolução cultural.
O xaxado é uma dança nascida no seio do sertão, nas caatingas secas castigadas pelo sóis ardentes, praticados por cangaceiros, homens rudes condenados por uma questão social.
Seu nome foi dado devido ao som do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastarem sobre o solo durante as comemorações celebradas nos momentos de glória do grupo de “lampião”.
Originalmente dançado apenas por homens, o Xaxado agora recebe também participação de mulheres. Elas representam a figura de Maria bonita, um tanto quanto responsável pela valentia de lampião.
O Grupo de Danças “Raízes do Seridó”, é um grupo para-folclórico que viabiliza as aprendizagens de nossos educandos e contribui para o desenvolvimento e a emancipação destes em nossa sociedade. Desenvolvido numa parceria entre a Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Medeiros Cunha e a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS). O projeto conta com dois monitores 01 (um) coreógrafo 01 e (um) assistente pedagógico, responsável por três aspectos trabalhados: rendimento escolar, socialização e evolução cultural. A equipe pedagógica é composta por 02 (dois) psicopedagogo e 01 (um) pedagogo, responsáveis pelo acompanhamento total do grupo.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Projeto Dengue 2008 - A Escola em combate contra a DENGUE




Em virtude dos recentes aumentos dos números de casos de dengue, inclusive com óbito em todo o Brasil e especificamente no RN, nossa escola que já trabalha o tema constantemente vem reforçar nesta semana seu trabalho de conscientização e prevenção ao mosquito Aedes Egypith e aos cuidados com os doentes de dengue. Aconteceu hoje, dia 10 de abril de 2008, a caminhada de sensibilização envolvendo alunos, docentes, pais de alunos e toda a comunidade escolar pelas principais ruas dos bairros comissões e baixa da beleza. Realizada às 7:30 hs partindo da frente da nossa Escola, apresentando cartazes, distribuição de panfletos e a coleta de material jogado ao meio ambiente com os alunos, que desenvolverão trabalhos de pesquisa sobre o tema e o surgimento da doença em nosso bairro.

Vamos combater a dengue! Todos juntos, venceremos o mosquito!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Escola de Luto



A Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Medeiros Cunha lamenta a morte precoce do seu jovem aluno Allison Fernandes da Silva, 16 anos, que faleceu na madrugada do dia 05 de abril, vítima de meningite bacteriana. Ele era aluno do 6º ano “D”, turno vespertino, um jovem calmo e alegre que o único vício que tinha era o esporte; amava jogar e representar sua escola nos jogos da região. O seu sepultamento ocorreu nesta manhã de domingo sob muitas lágrimas de familiares, colegas e amigos.
A escola fará sua homenagem nesta segunda-feira, dia 07 de abril, às 13:00 hs na própria escola.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Projeto de Aulas de Reforço



Com o bjetivo de minimizar as deficiências de aprendizagem dos seus alunos a nossa escola vem desenvolvendo um Projeto de Aulas de Reforço para seus alunos. As aulas são oferecidas no contra-turno e conta com uma parceria de professores, universitário e ex-alunos, com um trabalho voluntário (Amigos da Escola).

A escola na sua filosofia de trabalho entende que as atividades no contra-turno aproximam mais os alunos da escola, trabalham a socialização, a inclusão e o estímulo pela aprendizagem.

Projeto Páscoa 2008


O Projeto Páscoa é renascer para a vida é desenvolvido pela Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Medeiros Cunha, sob a coordenação da professora de Artes e Religião Chaguinha, que durante a semana santa dava início as aulas expositivas sobre o tema PÁSCOA, enfocando os símbolos pascais, a solidariedade, a tolerância, dentre outros temas como o respeito, o amor e o perdão. O referido projeto tem por objetivo trabalhar a cidadania de seus alunos, preparando-os para uma vida mais responsável e feliz. Os alunos pesquisam sobre os temas e em grupo preparam os seminários para as apresentações. Na culinária acontece uma bela confraternização entre os alunos.