quarta-feira, 20 de julho de 2011

Distribuição da Colheita

A Escola distribuiu, para os pais e responsáveis dos seus alunos, produtos produzidos na sua horta, que faz parte do Projeto que o PM Reginaldo, Amigo da Escola, desenvolve com os alunos.
A iniciativa deu-se em virtude da grande quantidade de hortaliças no ponto da coleta. Os alunos do 7º A e os pais e responsáveis presentes, que acompanhavam seus alunos no início das aulas matinais, maravilharam-se com o cheiro e a beleza dos coentros.

Projetos de Gêneros Textuais

Dentro do Projeto de Gêneros textuais, a professora Renata preparou um seminário com seus alunos do 9º ano onde eles abordaram diversos temas trabalhando a oralidade, escrita e expressão corporal.

Campeonato Escolar Municipal de Xadrez

A Escola realiza Campeonato Escolar Municipal de Xadrez. Com a contribuição e parceria do amigo da escola Franklyn André a nossa escola recebeu alunos de diversas escolas e em parceria coma SEME realizou uma tarde de Xadrez onde houve várias conquistas.
Parabéns a todos da CNEC, CEFE e nossa escola Maria de Lourdes!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Escola conquista seu primeiro título nos jogos escolares 2011

Num verdadeiro show de bola, a equipe so society infantil masculino da nossa escola ganhou a final contra o Calpúrnia. Vários alunos reforçaram a torcida que estimulava o time o tempo inteiro. Além dos bons atletas da nossa escola, a nossa torcida também é um verdadeiro show. O pré-mirim masculino também já conquistou o título de campeão. Mais atletas ainda brilharão. Aguarde, pois a Escola Maria de Lourdes é a mais finalista do campeonato. Parabéns atletas e professores Diniz e Neto Matias.

Está pronto e sendo distribuído o 2º jornal/2011 da nossa escola

O jornal é um projeto bimestral que visa divulgar as atividades escolares, além de motivar a leitura e a escrita dos nossos alunos. A cada edição diversas assuntos e matérias são exploradas. Graças a colaboração dos professores, alunos e preceiros a confecção e impressão do jornal é uma tarefa fácil, fácil!

Sertanejos, do século XVIII aos dias atuais

O século XVIII configurou o período de completo povoamento da capitania do Rio Grande. A população se encontrava espalhada por toda a parte, alcançando as serras e as áreas mais longínquas, concentrando-se nas ribeiras dos rios sertanejos. O desenvolvimento da criação de gado levou a capitania a adquirir um perfil de região caracteristicamente pastoril, criando o que Capistrano de Abreu chamou de "época do couro".
Pode-se provar com depoimentos, fotos e registros escritos muitos fatos da vida daqueles sertanejos, dizendo como atravessaram aquela época. Do couro era a porta das cabanas, a cama, as cordas, a borracha para carregar água, o mocó para levar comida, a maca para guardar roupa, a mochila para milhar o cavalo, a peia para prendê-lo, as bainhas de faca, as roupas para entrar no mato, os banguês para apurar o sal. Também em couro se picava tabaco para o nariz.
Todo este conhecimento, acrescido aos relatos que os alunos na zona rural ouviram de seus pais, tios e avós, resultaram em um trabalho de exposição com vários artigos de couro. Produtos estes que ainda são usados por gerações. As fotos a seguir mostram a turma do 7º ano "B" que, através de pesquisas, buscam resgatar a cultura do sertão nordestino.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Belíssimo trabalho

Trabalhar a cidadania é uma tarefa já absolvida por nossos educadores que nos seus planos diários enfatizam a referida temática e abordam com precisão debates e seminários inerentes à cidadania.
Hoje a professora Cacá desencadeou um importante seminário trabalhando o bullying onde o turma do 8º "B" discutiu com propriedade as causas-consequências e combate ao bullying.
Parabéns professora Cacá e alunos do 8º "B" !

Cada vez mais bonita.....

Nossa horta está cada vez mais bonita, que expõe suas hortaliças graciosas e verdinhas, onde a terra está sendo recíproca aos cuidados do Prof° Reginaldo e dos alunos do 7º ano "A", bem como o mais gratificante é ver a conscientização ambiental brotando no dia a dia de nossos alunos.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Abertura dos Jogos Escolares 2011























Nossa escola participou com brilho da belíssima abertura dos jogos escolares 2011. Os jogos são promovidos pela Secretaria Municipal de Educação e vão de 11 a 17 de julho, contemplando todas as escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental Maior. Nossa escola, grande incentivadora do esporte participa com um grande número de atletas de diversas modalidades. Os professores Diniz e os amigos da escola Neto matias, Franklyn André e Emanuele são grandes colaboradores do nosso sucesso esportivo. Boa sorte aos nossos atletas.